sexta-feira, 18 de maio de 2012

A nova camisa da Ponte Preta


A camisa da Ponte Preta pra mim é aquela que o meu filho desenhava desde os três, quatro anos: Branca. Com uma faixa preta diagonal. O uniforme número dois, o mais bonito, o oficial de dérbis, é preto, com uma faixa branca.
A cada vez que uma nova empresa assume a responsabilidade de vestir a Ponte Preta, um novo detalhezinho é acrescentado e os anteriores suprimidos. Esses detalhezinhos vão de um friso mínimo em uma costura da manga, imperceptível e em preto e/ou branco, até um desenho espalhafatoso de escamas nas mangas ou uma outra faixa na cor oposta à da camisa embaixo dos braços.
Alguns iluminadões ainda mexeram na própria faixa, mas isso é aberração, genocídio cultural. Seria a mesma coisa que discutir a venda do Majestoso. Aqui não.
Esse é para falar da nova camisa, lançada ontem pela Pulse.
Tendo em vista que é uma marca nova, louca para se mostrar no mercado, a camisa até que é boa. Preserva as tradições. Mantem a faixa, inclusive nas costas.
O tipo dos números e dos nomes dos jogadores – sim, haverá numeração fixa e nomes dos jogadores estampados nas camisas – é feio? Bonito? Isso é subjetivo. Crítica objetiva mesmo é a tal faixa vertical branca que há na lateral do corpo da camisa preta, embaixo do braço. Aquilo definitivamente não faz parte do desenho da camisa da Ponte Preta.
Dos males até esse o menor.
A marca que está debutando na praça junto à da veterana Ponte Preta tem seu logotipo em preto e vermelho. Pouco vermelho, mas vermelho. Dentro do universo em que a nossa camisa desfilará (em que qualquer outra cor seria desnecessária) se houver que se atribuir qualquer significado à terceira cor, o vermelho seria definitivamente a penúltima a se deixar instalar.
Na camisa preta, que mesmo com o enxerto branco nas laterais ainda é mais bonita, a Pulse inseriu seu discreto logotipo em branco. Porque o mesmo cuidado não foi tomado na camisa número um? Era mesmo necessário que a camisa oficial da Ponte Preta trouxesse um detalhezinho... vermelho?
Acho que a cor é um elemento quase tão caro para uma empresa quanto para um Time. Quase! Por isso que eu ainda acho que a Pulse abrir mão daquele bagulhinho vermelho do seu logotipo para que este repouse mais confortavelmente no nosso Manto pra mim teria um significado muito forte. Seria um GESTO da Pulse de que respeita a Ponte Preta e seus cabelos brancos-e-pretos.
Minha opinião.

Um comentário:

  1. Belo Post Manja, mesmo não concordando 100% a qualidade do texto é fantástica! Abraços

    ResponderExcluir